A matemática básica é uma ferramenta fundamental para a formação acadêmica e profissional de gestores em recursos humanos. No entanto, muitos ingressantes nos cursos dessa área enfrentam dificuldades significativas com conceitos matemáticos essenciais, o que pode impactar diretamente seu desempenho acadêmico e a capacidade de lidar com as demandas do mercado de trabalho.
A Importância da Matemática no Curso de Gestão em RH
A gestão de recursos humanos exige conhecimentos matemáticos para a realização de atividades práticas, como cálculos de folha de pagamento, administração de benefícios, interpretação de indicadores de desempenho e projeções financeiras. A matemática básica, composta por operações simples, porcentagens, proporções, análise de gráficos e tabelas, entre outros tópicos, fornece a base necessária para essas tarefas.
Embora seja essencial, muitos alunos ingressam no curso sem a preparação adequada para enfrentar essas demandas. Essas dificuldades geralmente têm origem em fatores como lacunas na formação básica, ansiedade relacionada à matemática e a falta de conexão entre o aprendizado teórico e sua aplicação prática.
De acordo com Ribeiro e Santos (2018), “a ausência de uma base sólida em matemática básica durante o ensino fundamental e médio contribui significativamente para a defasagem encontrada no ensino superior, especialmente em áreas não diretamente associadas às ciências exatas”. Além disso, a ansiedade matemática, apontada por Ashcraft (2002), pode agravar a sensação de incapacidade e prejudicar ainda mais o desempenho dos estudantes.
Principais Dificuldades Encontradas
Os desafios enfrentados pelos ingressantes podem ser classificados em quatro categorias principais:
- Operações Matemáticas Simples
Dificuldades em cálculos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão, são comuns, especialmente quando realizadas sem o auxílio de calculadoras. - Porcentagens e Proporções
Essas ferramentas são frequentemente usadas para calcular variações salariais, reajustes e indicadores financeiros. No entanto, muitos alunos não compreendem sua aplicação de forma prática.
Raciocínio Lógico
Essencial para a análise de problemas e tomada de decisões estratégicas, o raciocínio lógico é uma área onde muitos ingressantes apresentam limitações (Almeida & Silva, 2019).
Interpretação de Gráficos e Tabelas
Essas habilidades são indispensáveis na análise de relatórios de desempenho e planejamento de recursos, mas muitos estudantes têm dificuldade em extrair informações relevantes de representações visuais de dados.
Impactos Acadêmicos e Profissionais
A dificuldade em matemática básica pode levar a uma série de consequências negativas, tanto na trajetória acadêmica quanto na vida profissional dos alunos. Entre os principais impactos estão:
- Desempenho Acadêmico Insatisfatório: As disciplinas quantitativas podem se tornar um obstáculo significativo, resultando em baixa autoestima e, em casos mais graves, na evasão escolar.
- Limitação no Ambiente de Trabalho: Profissionais com dificuldades em matemática podem encontrar desafios em atividades como análise de dados e planejamento financeiro, limitando sua competitividade no mercado (Ferreira et al., 2020).
Soluções para Superar as Dificuldades
Diante desse cenário, é essencial que as instituições de ensino e os professores implementem estratégias eficazes para auxiliar os alunos a superar essas barreiras. Algumas soluções incluem:
- Aulas de Nivelamento
Oferecer cursos introdutórios de matemática básica no início da graduação pode ajudar a reduzir as lacunas no aprendizado. - Aprendizagem Contextualizada
Relacionar os conceitos matemáticos com situações práticas da área de RH é uma maneira de tornar o aprendizado mais significativo e motivador (Oliveira & Carvalho, 2017). - Tecnologias Educacionais
Plataformas digitais e aplicativos interativos podem auxiliar os alunos na prática de exercícios e no desenvolvimento de habilidades matemáticas. - Apoio Psicológico
Programas que combatam a ansiedade matemática, oferecendo suporte emocional e técnicas de autoconfiança, são fundamentais para muitos alunos (Ashcraft, 2002).
Conclusão
As dificuldades em matemática básica representam um desafio significativo para muitos ingressantes no curso de Gestão em Recursos Humanos. No entanto, com estratégias pedagógicas adequadas, é possível reduzir essas barreiras e preparar os alunos para o mercado de trabalho. O domínio da matemática básica não é apenas uma necessidade acadêmica, mas também uma competência indispensável para a atuação profissional em um mundo cada vez mais orientado por dados e análises quantitativas.
Referências Bibliográficas
- Almeida, P. R., & Silva, M. J. (2019). Raciocínio lógico e sua importância no ambiente corporativo. Revista de Educação e Gestão, 12(3), 45-56.
- Ashcraft, M. H. (2002). Math anxiety: Personal, educational, and cognitive consequences. Current Directions in Psychological Science, 11(5), 181-185.
- Ferreira, R. S., Santos, D. F., & Costa, L. P. (2020). Impactos das dificuldades em matemática básica no ensino superior. Cadernos de Educação, 18(1), 123-136.
- Oliveira, J. L., & Carvalho, S. M. (2017). Matemática contextualizada: Um caminho para a aprendizagem significativa. Educação em Foco, 9(2), 34-48.
- Ribeiro, A. M., & Santos, C. R. (2018). A formação matemática no ensino médio e seus reflexos no ensino superior. Revista Brasileira de Educação, 23(6), 98-115.
Autora:
Professora Mestre Sandra Regina Ricci