A matemática básica é uma ferramenta fundamental para a formação acadêmica e profissional de gestores em recursos humanos. No entanto, muitos ingressantes nos cursos dessa área enfrentam dificuldades significativas com conceitos matemáticos essenciais, o que pode impactar diretamente seu desempenho acadêmico e a capacidade de lidar com as demandas do mercado de trabalho.

A Importância da Matemática no Curso de Gestão em RH

A gestão de recursos humanos exige conhecimentos matemáticos para a realização de atividades práticas, como cálculos de folha de pagamento, administração de benefícios, interpretação de indicadores de desempenho e projeções financeiras. A matemática básica, composta por operações simples, porcentagens, proporções, análise de gráficos e tabelas, entre outros tópicos, fornece a base necessária para essas tarefas.

Embora seja essencial, muitos alunos ingressam no curso sem a preparação adequada para enfrentar essas demandas. Essas dificuldades geralmente têm origem em fatores como lacunas na formação básica, ansiedade relacionada à matemática e a falta de conexão entre o aprendizado teórico e sua aplicação prática.

De acordo com Ribeiro e Santos (2018), “a ausência de uma base sólida em matemática básica durante o ensino fundamental e médio contribui significativamente para a defasagem encontrada no ensino superior, especialmente em áreas não diretamente associadas às ciências exatas”. Além disso, a ansiedade matemática, apontada por Ashcraft (2002), pode agravar a sensação de incapacidade e prejudicar ainda mais o desempenho dos estudantes.

Principais Dificuldades Encontradas

Os desafios enfrentados pelos ingressantes podem ser classificados em quatro categorias principais:

  1. Operações Matemáticas Simples
    Dificuldades em cálculos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão, são comuns, especialmente quando realizadas sem o auxílio de calculadoras.
  2. Porcentagens e Proporções
    Essas ferramentas são frequentemente usadas para calcular variações salariais, reajustes e indicadores financeiros. No entanto, muitos alunos não compreendem sua aplicação de forma prática.

Raciocínio Lógico
Essencial para a análise de problemas e tomada de decisões estratégicas, o raciocínio lógico é uma área onde muitos ingressantes apresentam limitações (Almeida & Silva, 2019).

Interpretação de Gráficos e Tabelas
Essas habilidades são indispensáveis na análise de relatórios de desempenho e planejamento de recursos, mas muitos estudantes têm dificuldade em extrair informações relevantes de representações visuais de dados.

Impactos Acadêmicos e Profissionais

A dificuldade em matemática básica pode levar a uma série de consequências negativas, tanto na trajetória acadêmica quanto na vida profissional dos alunos. Entre os principais impactos estão:

Soluções para Superar as Dificuldades

Diante desse cenário, é essencial que as instituições de ensino e os professores implementem estratégias eficazes para auxiliar os alunos a superar essas barreiras. Algumas soluções incluem:

  1. Aulas de Nivelamento
    Oferecer cursos introdutórios de matemática básica no início da graduação pode ajudar a reduzir as lacunas no aprendizado.
  2. Aprendizagem Contextualizada
    Relacionar os conceitos matemáticos com situações práticas da área de RH é uma maneira de tornar o aprendizado mais significativo e motivador (Oliveira & Carvalho, 2017).
  3. Tecnologias Educacionais
    Plataformas digitais e aplicativos interativos podem auxiliar os alunos na prática de exercícios e no desenvolvimento de habilidades matemáticas.
  4. Apoio Psicológico
    Programas que combatam a ansiedade matemática, oferecendo suporte emocional e técnicas de autoconfiança, são fundamentais para muitos alunos (Ashcraft, 2002).

Conclusão

As dificuldades em matemática básica representam um desafio significativo para muitos ingressantes no curso de Gestão em Recursos Humanos. No entanto, com estratégias pedagógicas adequadas, é possível reduzir essas barreiras e preparar os alunos para o mercado de trabalho. O domínio da matemática básica não é apenas uma necessidade acadêmica, mas também uma competência indispensável para a atuação profissional em um mundo cada vez mais orientado por dados e análises quantitativas.

Referências Bibliográficas

Autora:

Professora Mestre Sandra Regina Ricci

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